Aurion - αὔριον - é a palavra grega para amanhã . Que amanhã? O amanhã em perspectiva cronológica, como expressão de um tempo social? Não necessariamente! Mas, efetivamente, é o amanhã como perspectiva do Tempo Existencial, do tempo constitutivo. A ansiedade é a perda da percepção do tempo constitutivo, e uma fixação no tempo contado, num tempo sempre por vir, sempre diante de quem espera. O αὔριον - aurion, na perspectiva bíblica, é solicitado por Jesus que deve ser esquecido , considerando que, existencialmente, é o tempo nunca chegará: amanhã no hoje é futuro, e amanhã no ontem é passado, assim ninguém consegue viver o amanhã, ninguém consegue viver no amanhã. Se, por acaso, alguém puser sua vida no amanhã, será desconectado das suas relações, e terá, de alguma forma, perdido o sentido de realidade. Por estas e outras razões é que o amanhã é um tempo constitutivo, ou seja, se constitui em projeção, mas não acontece, é o tempo não-acontecido, nem acontecendo.
O foco deste livro é a Análise Bíblica da ansiedade! Todavia, dado a extensão que o conceito ansiedade tem, julguei necessário e senti-me na obrigação de fazer uma breve revisão sobre o conceito ansiedade (Capítulo I) e apresentar uma breve descrição de alguns conceitos análogos (Capítulo III). No Capítulo IV faço uma exposição resumida sobre ansiedade e a sociedade líquida, falando de consumismo, coisificação e hedonismo.
Aviso o(a) leitor(a) que, ao pensar na leitura deste livro quanto à análise bíblica, certamente vai achar os três primeiros capítulos extremamente enfadonhos (e concordo), são compilações informativas necessárias, para uma contextualização da análise bíblica proposta.
Lembrando que o Capítulo II será a argamassa para a Análise Bíblica (Capítulo V) que fará pensar a importância do termo ansiedade na sua forma de expressão no contexto histórico em que ele não tinha a conotação psicológica que temos hoje, por isto, convido o (a) leitor (a) a manter-se atento(a) a este capítulo; finalizo este capítulo dizendo que ninguém fica ansioso(a) porque é bonitinho, porque é charmoso. Assim, quando veres alguém ANSIOSO(A), não veja apenas o MOMENTO, mas o processo; processo este que envolve a história de vida da pessoa num ambiente multifacetado. Uma pessoa em ansiedade expressa o seu medo, o seu desejo e o seu sofrimento; são estes os três termos analisados por meio da Técnica Analógica de Entrada.
1ª Edição | Formato 16X23 | 183 Páginas